História da cidade de Santana do Garambéu

Brasão da cidade de Santana do GarambéuNesta página, você santanense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Santana do Garambéu Minas Gerais - MG Histórico Durante quase todo o século XVIII, a mineração do ouro e pedras preciosas, foram as principais atividades da colônia. Esta exploração nos aluviões dos rios, fez surgir vários núcleos de povoamento que desenvolveram-se rapidamente, transformando-se em cidades e vilas. Como em vários municípios mineiros, Santana do Garambéu tem sua origem às margens de um grande rio, onde mineradores paulistas e portugueses, procedentes na maioria de Taubaté, transpondo a Mantiqueira pela garganta do Embaú (hoje Cruzeiro), desbravaram os sertões e estabeleceram-se no território e, com a força de escravos, exploravam o mineral. Já no final do século, os depósitos superficiais se esgotaram, levando a mineração a decadência, sendo substituída gradativamente pela lavoura e criação de gado. Nas investigações realizadas, não foi possível determinar com rigor a data em que se estabeleceu nessas paragens a primitiva comunidade, que deu origem ao povoado. Consta nos arquivos do Museu Cultural do Município, que a construção da Capela de Santana, ocorreu nos meados do século XVIII, assim como o registro do antigo povoador 'Capitão José Viçoso'. Garambéu é uma palavra de origem Tupi, onde seu significado teve aglutinação de duas expressões 'Caá' (mato) e 'Mbaé' (o que, que coisa). Segundo os tupinólogos a melhor tradução é 'que mato tão abrangente é esse'. Gentílico: santanense Formação Adiministrativa Inicialmente, o povoado de Garambéu foi elevado à condição de Distrito pela Lei n° 52, de 1836. Somente após 126 anos, através da Lei n° 2.764, de 30-12-1962, o Distrito passou à condição de Município, recebendo o nome atual de Santana do Garambéu em homenagem a sua padroeira. Alteração Toponímica Distrital Distrito único, tendo a comarca de Barbacena.

Prefeitura Municipal de Santana do Garambéu (Texto adaptado)