História da cidade de Santana do Paraíso

Brasão da cidade de Santana do ParaísoNesta página, você paraisense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Santana do Paraíso Minas Gerais - MG Histórico Conta a história que a ligação entre as cidades de Ferros e Calado (atual Coronel Fabriciano) era feita em lombo de animais, cortando nossas matas, subindo e descendo serras. Os tropeiros e viajantes solitários, ao pegarem o caminho com destino a Ferros, ou chegando ao Calado, tinham nas cachoeiras de Taquaraçu (hoje Santana do Paraíso) seu ponto de parada. Em todo o percurso desta estrada, Taquaraçu era usada como pousada porque a natureza ali oferecia o que tinha de mais belo, além da água abundante das cachoeiras. Com o passar dos tempos um vilarejo acabou se formando no local e seu nome batizado como Santana do Paraíso, em homenagem à paisagem natural belíssima e a Nossa Senhora de Santana, escolhida como padroeira do vilarejo pelos párocos locais. Na história recente muitos foram os que lutaram para o seu crescimento e emancipação político-administrativa. O povoado de Santana do Paraíso do Taquaraçu foi constituído através de doações e venda de terreno feitas à Igreja Católica, em nome de Santa Ana. Nessa época, o povoado integrava o município de Conceição de Mato Dentro. Gentílico Formação Administrativa Em 1892, O povoado de Santana do Paraíso do Taquaraçu tornou-se distrito. A partir de 1923, o distrito foi transferido para o Município de Mesquita, permanecendo nessa condição até a data de sua emancipação, em 1992.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Santana_do_Para%C3%ADso. Consulta em 11.09.2008.