História da cidade de Santo Antônio do Retiro

Brasão da cidade de Santo Antônio do RetiroNesta página, você retirense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Santo Antônio do Retiro Minas Gerais - MG Histórico Santo Antônio do Retiro era uma fazenda dividida entre seus primeiros habitantes, Sebastião Teixeira, Manoel Ramos, Sebastião Gomes, Gasparino Gomes e Chiquinho Alves, um lugar tranquilo, os moradores todos conhecidos, se sustentavam através do plantio, da criação e da caça. Por volta de 1935, dessa fazenda começa a surgir uma pequena vila com o nome de ?Retiro?, já com mais habitantes, como: Etelvino Gomes, Teófilo, Firmina e Joaquim Barbosa nome bastante conhecido na história da cidade por ter sido comerciante, fazendeiro e ter construído o primeiro prédio escolar em 1950. Ainda da década de 30, surgem os primeiros professores da vila: Elvina Prates (D. Iazinha) e o Sr. Messias Paes Rodrigues alfabetizavam em suas próprias casas porque não havia um prédio escolar. Em 1950, inaugura o primeiro prédio escolar já com novos professores, Maria Rainha dos Anjos (Bilica), Geralda Magalhães, logo depois Laudy Silva Ribeiro e José Fernandes Ribeiro (Zico), que também foi o primeiro diretor da escola, a escola foi inaugurada com o nome Escola Estadual José Cantídio de Santo Antônio do Retiro. Santo Antônio do Retiro, nome vindo do santo padroeiro ?Santo Antônio?, que foi encontrado por moradores em um córrego próximo a vila, moradores diziam que esse santo foi levado à igreja, onde voltava ao local encontrado misteriosamente, ate que foi construída a igreja de Santo Antônio próxima a o córrego?. A partir de então surge à festa do padroeiro realizada entres os dias 31 de maio a 13 de junho, com comidas típicas, leilões, barraquinhas, procissões, e muita dança, principalmente forró. A principio o novo distrito que pertencia a Rio Pardo de Minas já contava com um mercado no meio da praça, uma igreja um prédio escolar, algumas casas a mais e com uma nova geração: João Fernandes Ribeiro, Tiago Silva, Trajanino Fernandes, Nazário Antunes, Adriano Barbosa e Antonio Fernandes Costa (Tininho). Tudo que entrava e saíam era através de tropas de burros, e ainda na década de 60, apareceu o primeiro radio, como meio de comunicação; o primeiro caminhão na época FORD F-5, como meio de transporte e ainda maquinas de costuras, arados, maquinas de plantar. O Sr. João Fernandes Ribeiro, um grande homem na história do distrito, por ser um homem bastante culto, influente na política e conhecido por todos, conseguiu trazer o cartório civil para o distrito. Formação Administrativa Distrito criado com a denominação de Santo Antônio do Retiro, pela lei estadual nº 2764, de 30-12-1962, subordinado ao município de Rio Pardo de Minas. Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o distrito de Santo Antônio do Retiro figura no município de Rio Pardo de Minas. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1993. Elevado à categoria de município com a denominação de Santo Antônio do Retiro, pela lei estadual nº 12030, de 21-12-1995, desmembrado de Rio Pardo de Minas. Sede no antigo distrito de Santo Antônio do Retiro. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1997. Em divisão territorial datada de 1999, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

IBGE