História da cidade de São João do Paraíso

Brasão da cidade de São João do ParaísoNesta página, você paraisense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

A região onde hoje está localizado o município era habitada pelos índios tapuias, até que o Conde da Ponte recebeu da Coroa as terras que iam até a fronteira da Bahia, abrangendo boa parte da bacia do rio Pardo. Suas terras continham todo o território do atual município. No começo do século XVIII, a propriedade do Conde da Ponte estava arrendada na forma de fazendas. Em 1833, foi criado o distrito de São João da Raposa, assim chamado devido à abundância de raposas na região, ligado ao município de Rio Pardo. Em 1888, por iniciativa de Raimundo Meireles, descendente de um dos primeiros povoadores, foi doado um terreno para a construção da capela de Nossa Senhora da Saúde, às margens do rio São João. Com a seca de 1890, as terras férteis da região atraíram muitos retirantes e o arraial ganhou impulso, tornando-se importante centro comercial e passando a ser conhecido como São João do Paraíso. Tornou-se município em 1943.

São João do Paraíso (MG). Prefeitura. 2017. Disponível em: http://www.sjparaiso.mg.gov.br/348/DadosMunicipais. Acesso em: maio 2017.