História da cidade de Serranos

Brasão da cidade de SerranosNesta página, você serranense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Os tropeiros do Serro, que faziam o comércios entres as duas vilas de São João D'el Rey e Ouro Preto, iniciaram nas proximidades da vila de Aiuruoca um acampamento de tropeiros, que mais tarde transformou-se no município de Serranos. Segundo a tradição, antes da chegada dos primeiros colonos, já se desenvolvia em Aiuruoca, atividades agropecuárias, o que possibilitou atividades comerciais entre os tropeiros e os proprietários rurais (tecidos, bijouterias, ferramentas, etc.) em troco por produtos agrícolas e pecuários. O vale do Rio Aiuruoca em pouco tempo, tornou-se coletividade agrícola, surgindo os primeiros estabelecimentos comerciais. Com a inauguração da capela, sedimentou-se a pequena povoação denominada Serranos. A Lei Estadual nº 556 de 1911, criou o distrito subordinado à Aiuruoca. Em 31 de dezembro de 1958, o município emancipou-se.

Monografias Municipais