História da cidade de Tocos do Moji

Brasão da cidade de Tocos do MojiNesta página, você tocos-mogiense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Século XIX, década de sessenta aproximadamente, aqui chegaram Pedro Felipe da Rosa, sua esposa Maria Brandina Rosa e quatro filhos. Aqui chegando encontraram uma família de descendência indígena, cujo chefe era o Sr. José Bila. Em seguida vieram seus irmãos, Vicente Garcia da Rosa, Ana Filipe da Rosa e Carolina Filipe da Rosa, casados e vindos do bairro Água Comprida no município de Cambuí, de onde vieram muitos outros. Foi doado terreno por Joaquim Mariano da Silva, Pedro Fabrício da Rosa e Joaquim Bento da Silva, onde em 1917 foi construída uma capela de Nossa Senhora Aparecida padroeira da localidade, trazida por Pedro Fabrício da Rosa. A existência de muitas e extensas áreas de campos e terra fértil, foram os fatores responsáveis pelo impulso inicial e formação do núcleo ou vila. Tocos de Moji é cercada por grandes montanhas, de até 1.600m, e é a primeira cidade banhada pelo rio Moji Guaçu e é bem próxima de sua nascente. As atividades econômicas, são pequenos comércio, a pecuária e a agricultura onde se destacam o cultivo do café, morango e batata.

Prefeitura Municipal. 2009.