História da cidade de Pedro Gomes

Brasão da cidade de Pedro GomesNesta página, você pedro-gomense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Pedro Gomes Mato Grosso do Sul - MT Histórico No ano de 1838 aportaram os primeiros imigrantes na região. Entre eles, Antônio Teodoro de Carvalho, que se intitulava Capitão do exército reformado e que se apossou de uma extensa gleba de terras, antes ocupadas pelos índios, Caiapós e Coroados. Em 1950, um pequeno povoado de casas residenciais pertencentes aos fazendeiros da região recebeu a denominação de Amarra-Cabelo, pois existia ali um córrego, onde os viajantes paravam para dar um retoque na indumentária. O município foi criado pela Lei nº 1.942, de 11/11/1963. No dia 11/11, comemora-se sua emancipação política. Formação Administrativa Distrito criado com a denominação de Pedro Gomes, pela Lei Estadual nº 1161, de 19-11-1958, subordinado ao município de Coxim. Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Pedro Gomes figura no município de Coxim. Elevado á categoria de município com a denominação de Pedro Gomes, pela Lei Estadual nº 1942, de 11-11-1963, desmembrado do município de Coxim. Sede no atual distrito de Pedro Gomes (ex-povoado). Constituído do distrito sede. Instalado em 22-05-1965. Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.

www.cnm.org.br