História da cidade de Nova Timboteua

Brasão da cidade de Nova TimboteuaNesta página, você timboteuense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Nova Timboteua Pará - PA Histórico As terras do atual município localizam-se na zona Bragantina, antes pertencentes à Belém. Em 1885, os pioneiros colonos exploradores de Nova Timboteua subiram o Rio Peixe-Boi e localizaram-se na confluência desse rio, com os igarapés timboteua e jaburu. Serafim dos Anjos Costa, requerendo a área onde hoje se localiza o município, ali fixou residência com Afonso Roberto Pimentel e Manoel Maria, constatando grande quantidade de timbó, às margens de um igarapé existente nos fundos da propriedade, deram-lhe aquele nome. O topônimo é locução hídrica - português e tupi. O termo Nova Timboteua foi adotado para destinguir do mais antigo Timboteua. Timboteua provém de timbó, do gênero sapindáceas, também chamado cururu-apé, e, eua, que significa abundância, a formação da palavra timbo-eua ou timboteua, traduz timbó em abundância. Em 1895, a localidade foi elevada à categoria de povoado, instalado no mesmo ano. Em 1906, o então povoado extinguiu-se e suas terras passaram a pertencer ao novo Município de Igarapé-Açu, que ao tempo da sua instalação, apenas havia passado ali o pico da antiga Estrada de Ferro de Bragança. Às margens dos igarapés Maracanã, Livramento, São Luiz, Timboteua e Peixe-Boi, foram construídos vários barracões pertencentes à Ferrovia e também uma Escola de Beneficiamento Agrícola com o nome de Escola Experimental de Agricultura Prática, mais tarde denominada Estação Experimental Augusto Montenegro. Gentílico: timboteunse Formação Administrativa Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, figura no município de João Pessoa, o distrito de Nova Timboteva. Pelo decreto-lei estadual nº 2972, de 31-03-1938, o Município de João Pessoa passou a denominar-se Igarape-Açu, passando o distrito de Nova Timboteua a pertencer ao município de Igarape-Açu. No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito de Nova Timboteua permanece no município de Igarape-Açu. Elevado à categoria de município com a denominação de Nova Timboteua, pelo decreto-lei estadual nº 4505, de 30-12-1943, desmembrado de Igarape-Açu. Sede no antigo distrito de Nova Timboteua. Constituído de 3 distritos: Nova Timboteua, Peixe Boi e Timboteua. Desmembrados de Igarape-Açu. Instalado em 01-01-1994. Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o município é constituído de 3 distritos: Nova Timboteua, Peixe Boi e Timboteua. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960. Pela lei estadual nº 2460, de 29-12-1961, desmembra do município de Nova Timboteua o distrito de Peixe Boi. Elevado categoria de município. Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o municípios é constituído de 2 distritos: Nova Timboteua e Timboteua. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

IBGE