História da cidade de Óbidos

Brasão da cidade de ÓbidosNesta página, você obidense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Desde as primeiras explorações do rio Amazonas, além da atual posição da cidade de Óbidos, notaram os portugueses a relativa diminuição de secção do grande rio naquela paragem, e, conforme as ideias militares de então, reconheceram a necessidade de fortificar o ponto. O desenvolvimento da catequese também contribuiu em grande parte para a escolha do local da atual sede, de um dos maiores municípios do Estado do Pará. Subindo o Capitão-General Antônio de Albuquerque Coelho de Carvalho, em 1697, o rio das Amazonas, com destino ao Rio Negro, ao passar no estreito canal do grande rio, verificando ser a situação da margem esquerda muito favorável para um posto fortificado, determinou a Manuel da Mota e Siqueira, que deixasse de mão a ideia de construir um forte no Ituqui e fosse edificá-lo acima do rio Tapajós, no rio das Amazonas, onde a passagem se estreita, situando-o na margem norte do rio.

Óbidos (PA). In: ENCICLOPÉDIA dos municípios brasileiros. Rio de Janeiro: IBGE, 1958. v. 14. p. 432-438. Disponível em: http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv27295_14.pdf. Acesso em: jan. 2016.