História da cidade de Redenção

Brasão da cidade de RedençãoNesta página, você redencense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

No inicio da década de sessenta a extinta Sudam proporcionou a vinda de fazendeiros a se instalarem numa região denominada Boca da Mata. Com o desbravamento da fazenda Santa Tereza, de propriedade do agrônomo João Lamari do Val, vieram também os pioneiros Ademar Guimarães, José Bueno Cintra e Gerudes Gomes da Silva. Na mesma época foram chegando Luiz Vargas Dumonte e Carlos Ribeiro para conhecerem a serra dos Gradaús, localizada no município de Cumarú. Vale lembrar que as primeiras casas foram construídas na atual avenida Santa Tereza, sendo que um dos primeiros moradores foi o senhor Gerudes Gomes da Silva, falecido em 15 de abril de 2001. Esses homens aventureiros dotados de um idealismo viram e conheceram uma região plana e rica de recursos minerais e vegetais, fator que levou ao lançamento da pedra fundamental exatamente no dia 21 de setembro de 1969. O que era uma idéia se transformou em uma vila para centenas de desbravadores, os quais vislumbravam nestas terras futuro promissor. Um dos incentivadores para a criação do município de Redenção foi o médico Giovanni Gueiroz, tido como o primeiro médico e professor, sendo também proprietário do primeiro hospital denominado Nossa Senhora da Conceição.

Redenção (PA). Prefeitura. 2015. Disponível em: http://www.redencao.pa.gov.br/v2/index.php/prefeitura/historia. Acesso em: ago. 2015.