História da cidade de Tomé-Açu

Brasão da cidade de Tomé-AçuNesta página, você tomé-açuense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Os primeiros habitantes da região do Rio Acará-Mirim foram os índios Tembé, cujas tribos cultivavam uma agricultura de subsistência. Faziam parte da nação Tenetehara, que em tupi guarani significa: ?nós somos gente verdadeira?. O primeiro homem branco que ocupou o território de Tomé-Açu foi o português José Maria de Carvalho, que também foi o primeiro comerciante de madeira na foz do Igarapé Tomé-Açu, sendo atualmente Fazenda Tomé-Açu. Logo após o comércio madeireiro chegou o Sr. Agapito Joaquim de Cristo, que adquiriu, por aforamento, o terreno onde hoje está localizada a cidade de Tomé-Açu, que naquela época foi denominada de Fazenda Bela Vista.

Tomé-Açu (PA). Prefeitura. 2015. Disponível em: < http://www.prefeituratomeacu.pa.gov.br/sobre-a-cidade/. Acesso em: ago. 2015.