História da cidade de Tucuruí

Brasão da cidade de TucuruíNesta página, você tucuruiense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Tucuruí está situado à margem do rio Tocantins, extremo de sua linha navegável, constituindo grande e movimentado entreposto comercial da região formada pelo Tocantins-Araguaia. De Tucuruí, subindo o rio, a navegação torna-se difícil e mesmo impraticável, devido às grandes cachoeiras que obstruem o curso do rio, não fosse a perícia, o arrojo e a coragem dos pilotos regionais, que, em barcos-motores, especialmente construídos, fazem o tráfego até o estado de Goiás. A povoação de Alcobaça foi fundada em 1781, pelo Governador José de Nápoles Telles de Menezes, com duplo caráter fiscal e militar sobre a navegação do rio Tocantins, como diz a corografia de Teodoro Braga . Conforme relata o Tenente-Coronel João Roberto Ayres Carneiro, no seu livro 'Itinerário da viagem de expedição exploradora e colonizadora ao Tocantins', em 1894 essa povoação fora completamente destruída pelo índio e tornada um deserto. Em 1870, o Governo provisório do Pará cria a freguesia de São Pedro, no de lugar Pederneiras, do município de Baião, onde então se localizava o principal núcleo populoso daquele trecho do Tocantins. Em 1875, dá à Freguesia de São Pedro de Pederneiras, do Alto Tocantins, a denominação de São Pedro de Alcobaça, denominação essa que perdurou até 1943, quando, em 1943, surge a nova e atual denominação de Tucuruí, sendo desconhecida a origem política ou geográfica dessa palavra.

Tucuruí (PA). In: ENCICLOPÉDIA dos municípios brasileiros. Rio de Janeiro: IBGE, 1957. v. 14. p. 478-481. Disponível em: http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv27295_14.pdf. Acesso em: ago. 2015.