História da cidade de Areial

Brasão da cidade de AreialNesta página, você areialense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Areial Paraíba - PB Histórico Por volta do ano 1915, o local onde hoje está situado o município de Areial, servia de parada de tropeiros, onde acampavam para dar de beber aos seus animais de carga e uma lagoa existente. Como a região era acolhedora e de ótima localização, as pessoas que por alí passavam e faziam suas paradas iam aumentando cada vez mais. Daí, foi que o Sr. Manoel Clementino resolveu alí se instalar, construindo uma casa que passou a servir de hopedagem aos tropeiros e algumas famílias. Artraídos pela fertilidade da terra que se prestava muito bem para o cultivo agrícola, algumas famílias foram chegando e construindo novas casas, iniciando o desenvolvimento do lugar. Dentre estas famílias, podemos citar as dos Srs. Joaquim Fonseca e Manoel Neco. O lugar, na época pertencente a Campina Grande, só veio a tomar impulso maior, por volta do ano 1918, quando foi iniciada uma pequena feira, alcançando pleno sucesso dando uma maior força ao progresso da localidade. No entanto, com o assassinato de um feirante, a feira aos poucos foi fracassando ao ponto de terminar, pois as pessoas temerosas de que fato semelhante viesse a acontecer novamente, passaram a frequentar outras localidades. Gentílico: areialense Formação Administrativa Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, figura no município de Esperança o distrito de Areial. Pelo decreto-lei estadual nº 520, de 31-12-1943, o distrito Areial passou a denominar-se Ariús. No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o distrito já denominado Ariús, figura no município de Esperança. Pela lei estadual nº 318, de 07-01-1949, o distrito de Ariús passou a denominar-se Novo Areal. Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito já denominado Novo Areal, figura no município de Esperança. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960. Elevado à categoria de município com a denominação de Areial, pela lei estadual nº 2606, de 05-12-1961, desmembrado de Esperança. Sede no atual distrito de Areial ex-Novo Areal. Constituído do distrito sede. Instalado em 10-12-1961. Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007. Alteração toponímica distrital Areial para Ariús alterado, pelo decreto-lei estadual nº 520, de 31-12-1943. Ariús para Novo Areal alterado, pela lei estadual nº 318, de 07-01-1949. Novo Areal para simplesmente Areial alterado, pela lei estadual nº 2606, de 05-12-1961.

IBGE