História da cidade de Cuité de Mamanguape

Brasão da cidade de Cuité de MamanguapeNesta página, você cuiteense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Cuité de Mamanguape Paraíba - PB Histórico A desembocadura de Cuité de Mamanguape e suas adjacências já eram frequentadas por navegantes franceses antes da colonização da Paraíba, em 1575, feita pelos portugueses. Entre os séculos XVI e XVII, com o estabelecimento da colonização portuguesa, o pernambucano Duarte Gomes da Silveira interessou-se pelo progresso da região. A cidade de Cuité de Mamanguape teve sua origem a partir da criação de três fazendas denominadas de Faco Sempre, pertencente a Chica Gorda, que deu início ao povoado denominado de Cuité da Chica Gorda, por volta dos anos de 1773 a 1833 . Juntamente com ela surgiram as outras fazendas onde construiram-se dois engenhos, o segundo de propriedade de Manoel Marcelo e o terceiro de Elias Pereira e Capitão José Jerônimo, proprietários respectivamente dos engenhos de nome Vai se Puder e Vai ou Quebra, ambos movidos a cavalo. As atividades existentes na época eram basicamente o plantio da cana de açúcar, milho e feijão. Gentílico: cuiteense Formação Administrativa Distrito criado com a denominação de Cuité de Mamanguape, pela Lei Estadual nº 1942, de 01-01-1959, subordinado ao Município de Mamanguape. Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o Distrito de Cuité de Mamanguape, figura no Município de Mamanguape. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 17-I-1991. Elevado à categoria de município com a denominação de Cuité de Mamanguape, pela Lei Estadual nº 5890, de 29-04-1994, alterado pela Lei Estadual nº 6424, de 27-12-1996, desmembrado de Mamanguape. Sede no antigo distrito de Cuité de Mamanguape. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1997. Em divisão territorial datada de 2003, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Prefeitura Municipal de Cuité de Mamanguape (PB). IBGE