História da cidade de Lagoa de Dentro

Brasão da cidade de Lagoa de DentroNesta página, você lagoa-dentrense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Lagoa de Dentro Paraíba - PB Histórico Pouco se sabe das verdadeiras origens do município de Lagoa de Dentro. Conseguiu-se apurar entretanto, que por volta de 1880 já existiam no local onde se situa a sede municipal umas 10 ou 12 casas. Pertenciam algumas delas a José Cardoso, José Batista (que foi o primeiro comerciante), Bevenuto Ferreira de Lima, Francisco Costa, Joaquim Freire do Amorim, Antônio Fernandes e Manoel Prígio. O local era ponto obrigatório de passagem dos viajantes que transitavam entre Guarabira e Jacaraú. Antônio Fernandes fez a doação de um lote de terras para a construção de uma capela em homenagem à São Sebastião. Em 1954 foram iniciadas algumas modificações e é hoje sua matriz. A Primeira missa depois de concluída a reforma, foi rezada a 20 de outubro de 1958 por Frei Damião. Gentílico: lagoense de Dentro ou lagoa-dentrense Formação Administrativa Distrito criado com a denominação de Lagoa de Dentro, pela lei estadual nº 1990, de 04-111959, subordinado ao município de Caiçara. Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Lagoa de Dentro, figura no município de Caiçara. Elevado à categoria de município com a denominação de Lagoa de Dentro, pela lei estadual nº 2614, de 11-12-1961, desmembrado de Caiçara. Sede no atual distrito de Lagoa de Dentro. Constituído do distrito sede. Instalado em 20-12-1961. Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

IBGE