História da cidade de Mato Grosso

Brasão da cidade de Mato GrossoNesta página, você matogrossense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Mato Grosso Paraíba - PB Histórico O município de Mato Grosso - PB, localizado no alto sertão paraibano, a 413 km da capital, teve sua origem pela existência de uma pequena casa construída há muito tempo atrás, numa data desconhecida pelos atuais moradores, pelo Sr. Manuel João, o qual formou uma grande família que até hoje predomina nessas terras. Daí em diante foram construídas muitas outras casas e no ano de 1977 foi passado a condição de distrito, e somente em 29 de abril de 1994 deu-se a criação do município. Mato Grosso recebeu esse nome, devido a uma extensa mata fechada, constituída de árvores grandes, destacando a oiticica, que cobria o local onde foram construídas as primeiras casas, onde hoje é o centro da cidade. Sendo o seu primeiro prefeito, eleito pelo povo, o Sr. Ivalceney Oliveira de Freitas. Gentílico: matogrossense Formação Administrativa Mato Grosso foi elevado a categoria de distrito pela lei estadual nº 3918 de 10-10-1977. Através da lei estadual nº 5891 de 29-04-1994 foi elevadoado à categoria de município com a denominação de Mato Grosso e desmembrado de Jericó. O município foi instalado em 01-01-1997 e constituído apenas do distrito sede. Em divisão territorial datada de 15-08-1999, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

IBGE