História da cidade de Riachão do Poço

Brasão da cidade de Riachão do PoçoNesta página, você riachãoense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Riachão do Poço Paraíba - PB Histórico No início do século XVII, o português Manoel Antônio Fernandes, fundou o núcleo do município, juntamente com o Sr. Urbano Guedes Galdino e Simplício Alves Coelho, responsável pela construção da primeira capela. Ao fim do século XVIII, Riachão do Poço começou a receber seus primeiros habitantes. Segundo alguns moradores, o nome Riachão do Poço é devido a um riacho que passa por trás da igreja matriz da cidade, o qual tem um poço em seu leito que mesmo durante as estiagens não seca. Gentílico: riachonense Formação Administrativa Na metade do século XIX, Riachão do Poço passou a integrar o então Distrito de Pedras de Fogo, porém a partir de 31 de dezembro de 1890, com a criação do Distrito Administrativo de Sobrado, Riachão do Poço passou a fazer parte deste. Criado como Distrito com a denominação de Riacho do Poço pela Lei Estadual nº 3972, de 13-03-1978, subordinado ao Município de Sapé. Em divisão territorial datada de 1-01-1979, o Distrito Riacho do Poço, figura no Município de Sapé. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 17-01-1991. Elevado à categoria de município com a denominação de Riacho do Poço, pela Lei Estadual nº 5892, de 29-04- 1994, alterado pela Lei Estadual nº 6427, de 27-12-1996, desmembrado de Sapé. Sede no antigo Distrito de Riachão. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1999. Em divisão territorial datada de 15-07-1999, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Prefeitura Municipal de Riachão do Poço (PB); IBGE