História da cidade de São Domingos

Brasão da cidade de São DomingosNesta página, você sãodominguense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Não se sabe com exatidão qual a primeira exploração de terras no município de São Domingos. A região foi desbravada por Teodósio de Oliveira Ledo, seus irmãos e filhos, a exemplo da maioria das cidades do Sertão Paraibano. Segundo o historiador Wilson Nóbrega Seixas, naquela época, construía-se um curral para criação de gado, de madeira pau a pique e junto a ele se erguia uma casa de taipa para moradia do vaqueiro encarregado de cuidar do rebanho. Com a quase extinção dos indígenas e a catequese dos restantes, os proprietários vieram fixar residência nas terras, daí nascendo a ?Casa Grande?. Em seus arredores se agrupavam as choupanas dos vaqueiros e agregados. O dono da Casa Grande era orientador da população e defensor dos seus interesses. Em torno das fazendas nasceram os primeiros povoados da região. Era a civilização do couro, de que nos fala Capistrano de Abreu. Era condição indispensável para quem queria sesmaria, a que construísse um curral de gado em cada légua dentro do prazo de um ano e o regime latifundiário adotado pela família Oliveira Ledo, não impedia que outros colonos fundassem fazendas e sítios. O arraial de Formiga foi dado a Teodoro Alves de Figueiredo, sobrinho de Teodósio de Oliveira Ledo; São Lourenço pertenceu a Vicente Carvalho de Azevedo; Boa Vista a Jacinto Alves de Figueiredo, cunhado de Teodósio, herança de seu sogro, Custódio de Oliveira Ledo. Em 1863, um filho do Capitão-Mor, Manoel Ferreira de Sousa (provavelmente Manoel Ferreira Nobre ou José Ferreira Nobre, o Padre Nobre, citado no hino Oficial de Pombal), comprara o Sítio São Domingos, pertencentes à Família Formiga, em que figuravam terras, casas, açudes, cercados, cana de açúcar e outros bens. Cultivavam-se também naquele tempo milho, feijão e arroz. Porém, antes de qualquer outra atividade o regime pastoril dominava por aqui. A primeira missa foi celebrada pelo padre Valeriano Pereira de Sousa debaixo de talada de madeira e palha trazidas pelo senhor Francisco Faustino, natural de Pombal, residente no distrito de Arruda Câmara. Em 1944, foi construída a capela em alvenaria. No dia 3 de outubro de 1945, foi realizada a primeira feira com a venda de farinha, rapadura, carne e outros gêneros alimentícios existentes na região. Em 4 de agosto de 1949, o monsenhor Vicente de Freitas trouxe a imagem de São Domingos de Gusmão que se tornou o padroeiro do povoado. Nesta mesma data foi realizada a Festa de Barraca na capela local. No dia 15 de Novembro de 1993, foi realizado um Plebiscito, que foi o primeiro rumo à categoria de cidade.

São Domingos (PB). Prefeitura. 2015. Disponível em: http://www.saodomingos.pb.gov.br/portal/historia/. Acesso em: maio 2015.