História da cidade de São José de Princesa

Brasão da cidade de São José de PrincesaNesta página, você sãojoseense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

São José de Princesa Paraíba - PB Histórico No ano de 1801, chegaram a esta terra dois irmãos, um deles chamava-se Félix Ferreira da Luz. Andavam a procura de terras boas para trabalhar mas não encontrando água nem casa para morar dirigiram-se ao pé da serra, lugar que batizaram Lagoinha. Lá encontraram uma fonte de água permanente e que existe até hoje, fizeram ranchos e cobriram com palha de catolé, planta abundante da região. Começaram a explorar a terra quando apareceram três irmãos pertencentes a família Bezerra os quais chamavam-se José, João e Antônio, estes casados e tinham filhos, as famílias casaram-se com os irmãos Ferreira, de onde surgiram as famílias Lopes e Siqueira. O nome surgiu quando em 1822 o Padre Marçal trouxe consigo a imagem de São José para a inauguração da Capela. Nesta época São José já estava em evolução, onde tinha um grande comércio, lojas e cartório e era freqüentado por todos os habitantes da região, sendo os comerciantes das famílas Ferreira e Bezerra. Gentílico: sãojoseense Formação Administrativa Distrito criado com a denominação de São José ex-povoado, pela lei estadual nº 318, de 07-011949, subordinado ao município de Princesa Isabel. Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de São José, figura no município de Princesa Isabel. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 17-I-1991. Elevado à categoria de município com a denominação de São José de Princesa, pela lei estadual nº 5921, de 29-04-1994, desmembrado de Princesa Isabel. Sede no antigo distrito de São José atual São José de Princesa. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1997. Em divisão territorial datada de 2003, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007. Alteração toponímica distrital São José para Princesa Isabel alterado, pela lei estadual nº 5921, de 29-04-1994.

IBGE