História da cidade de São José do Bonfim

Brasão da cidade de São José do BonfimNesta página, você bonfinense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

São José do Bonfim Paraíba - PB Histórico O município de São José do Bonfim - PB, localizado no Sertão Paraibano, distante 316 km da Capital do Estado, entre as cidades de Patos e Teixeira, teve sua origem na fazenda do Sr. José Ferreira de Azevedo, onde próximo a uma lagoa, nasceu um pé de jerimum e se espalhou por grande espaço de terra. Contam as pessoas mais velhas do município, que tropeiros e vaqueiros da região, tinham como ponto de referência para os encontros entre os mesmos, a ?LAGOA DE JERIMUM?. Esta localidade, posteriormente povoada denominou-se Distrito de Jerimum, pertencentes ao município de Patos ? PB. Os primeiros proprietários de terras do município, foram os senhores: José Ferreira de Azevedo e um vizinho Salustriano Alves da Silva. Estes senhores, conjuntamente doaram um pedaço de terra que ali fosse construída uma Capela em Homenagem a São José do Bonfim. Além dos mencionados proprietários de terras, logo chegaram ao local e construiram suas casas: Antônio Maia, José Ramalho, Angelino Caboclo, Zacarias Mamede, Firminio Perônico, Joca Perônico, Manoel Antônio. Um senhor de nome Alexandre, também foi um dos pioneiros e seu primeiro comerciante. Gentílico: bonfinense Formação Administrativa Distrito criado com a denominação de Jerimum ex-povoado, pela lei estadual nº 2825, de 1404-1962, subordinado ao município de Patos. Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o distrito de Jerimum, figura no município de Patos. Elevado à categoria de município com a denominação de São João do Bonfim, pela lei estadual nº 3156, de 31-03-1964. Sede no atual distrito de São José do Bonfim ex-Jerimum. Constituído do distrito sede. Instalado em 28-06-1964. Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007. Alteração toponímica distrital Jerimum para São José do Bonfim alterado, pela lei estadual nº 3156, de 31-03-1964.

IBGE