História da cidade de São José do Brejo do Cruz

Brasão da cidade de São José do Brejo do CruzNesta página, você sãojoseense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

A história de São José do Brejo do Cruz começou na segunda metade do século XIX, aproximadamente em 1862. Seu território fazia parte do império do major João Batista (Pai Joãozinho). A primeira casa construída na localidade São José foi a do major Sabino que faleceu em 20-10-1913, ficando a sua residência para o seu filho, Plácido Francisco, o segundo dono de São José. Com o falecimento de Plácido, em 17-02-1931, passou a ser dono de São José o seu filho Mário Valdemar Saraiva Leão, que doou o terreno ao padroeiro São José. Através desse gesto teve início o povoado. No dia 5 de setembro de 1936, o prefeito de Brejo do Cruz, Antônio Olímpio Maia, cria a feira de São José, que tem como local a sombra da cajaraneira em frente à casa grande da fazenda. Essa cajaraneira foi plantada pelo patriarca mor, o major Sabino Benício Saraiva Leão Castelo Branco, onde hoje, apesar de centenária, continua frutificando. Também no mesmo dia, é celebrada uma missa na casa grande pelo Monsenhor Antônio Anacleto, quando então é lançada a pedra fundamental da igreja, cuja edificação teve início em janeiro de 1937 e foi concluída na década 1940. No início de 2007 foi construído e instalado o teatro municipal João Fernandes de Oliveira que tem como patrono José Genário Saraiva, falecido em 21-01-1986, o qual legou seu nome ao grupo de teatro da cidade. Entre 1949 e 1952, foi construído o matadouro, o açougue e o cemitério. Em 1953 foi construído o mercado público e em 1982 chegou a energia elétrica ao distrito.

São José do Brejo do Cruz (PB). Prefeitura. 2009. MAIA, Maria das Neves Saraiva. São José e sua história. 2005.