História da cidade de Solânea

Brasão da cidade de SolâneaNesta página, você solanense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

A colonização das terras abrangidas pelo atual Município teve início nas primeiras décadas do século XVIII, quando foram concedidas sesmarias a Domingos Vieira e a Zacarias de Melo. Quanto à data da fundação de Solânea, desconhece-se. Entretanto, em 1926, a localidade tornou-se sede do Distrito com a denominação de Moreno, em homenagem a seu fundador, membro da família Soares Moreno. A partir daí, foram criadas associações culturais e o periódico Correio Moreno. O desenvolvimento sócio-econômico está ligado aos esforços particulares dos trabalhadores Leôncio Costa e Celso Cirne. Com a instalação de diversas indústrias, houve vários melhoramentos. O lugarejo prosperou, resultando na sua elevação à categoria de Vila, em 1938.

Prefeitura Municipal. 2009.