História da cidade de Condado

Brasão da cidade de CondadoNesta página, você condadense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

O povoamento do distrito de Goianinha, como era conhecida a região do município, teve início no final do século XVIII. Em 1835, Goianinha acolheu legalistas que fugiram de Goiana devido à ocupação por adeptos do movimento revolucionário conhecido por Guerra dos Cabanos. Em 1870, um surto de varíola vitimou grande parte do povoado. Religiosos locais atribuíram o fim do surto a São Sebastião, que se tornou padroeiro da localidade. Em 1950, Goianinha passou a se chamar Condado em referência ao Engenho Condado e ao riacho ali existente com o mesmo nome. O município foi emancipado de Goianinha em 1958, sendo instalado em 1962.

Condado (PE). Prefeitura. [2017].