História da cidade de Iguaraci

Brasão da cidade de IguaraciNesta página, você iguaraciense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

As terras que formam o patrimônio de Iguaracy tiveram dois doadores: Antônio Godê de Vasconcelos e Antônio da Silva Rabelo. Anteriormente, as terras de Iguaracy pertenciam ao município de Afogados da Ingazeira. Na época, o padre Carlos Cottart, vigário de Afogados da Ingazeira, construiu uma casa, onde eram celebrada as missas. Atraídos pelo culto religioso, várias pessoas para lá se deslocaram e logo foi erguida uma latada perto da casa do padre. No ano de 1913, João Barbosa inaugurou uma casa comercial no lugar. Com a ajuda dos moradores, no ano de 1914, o padre Carlos Cottart construiu a igreja dedicada ao culto de São Sebastião, surgindo, assim, o povoado, que recebeu o nome de Macacos, em homenagem a uma família conhecida com esse nome, que residia nas imediações do povoado. Temendo problemas futuros, o senhor Sebastião Alves da Silva, que era representante da vila de Macacos junto à Câmara Municipal de Afogados da Ingazeira, conseguiu que o seu nome fosse mudado para Iguaraci, conforme a Lei Estadual n.º 421, de 31.12.1948. Na década de 60, já com uma população suficiente para tornar a vila independente, foi então criado o município de Iguaracy. Anualmente, no mês de janeiro, é celebradas a festividade do padroeiro de Iguaracy, denominada Festa de São Sebastião, que atrai muitos à cidade.

Igauracy (PE). Prefeitura. 2015. Disponível: www.iguaracy.pe.gov.br. Acesso em: fev. 2015.