História da cidade de Santa Cruz do Capibaribe

Brasão da cidade de Santa Cruz do CapibaribeNesta página, você santa-cruzense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Sua história remonta a 1750, quando o português Antônio Burgos que ,por recomendações médicas, procurava um local que favorecesse sua saúde, construiu uma cabana de taipa para se alojar com sua família e escravos na confluência do rio Capibaribe com o riacho Tapera. O seu nome se origina da grande cruz de madeira que colocou em frente a uma capela que mandou construir próxima a sua casa, a partir da qual teve início o povoamento. O crucifixo é conservado até hoje na igreja matriz. O distrito de Santa Cruz foi criado em 1892, subordinado ao município de Taquaritinga. Em 1943 o distrito de Santa Cruz passou a denominar-se Capibaribe e o município de Taquaritinga passou a denominar-se Taquaritinga do Norte. Foi elevado à categoria de município com a denominação de Santa Cruz do Capibaribe em 1953.

Santa Cruz do Capibaribe (PE). Prefeitura. 2015. Disponível em: http://www.santacruzdocapibaribe.pe.gov.br/internas.php?id=21. Acesso em: ago. 2015.