História da cidade de Serra Talhada

Brasão da cidade de Serra TalhadaNesta página, você serra-talhadense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Em 1700 era uma fazenda de criar, pertencente ao português Agostinho Nunes de Magalhães. Nessa propriedade, chamada Serra Talhada, pela forma da montanha próxima, cortada a prumo, o dono ergueu, com o auxílio popular, uma igreja sob o patrocínio de Nossa Senhora da Penha, dando-lhe o patrimônio. E como o local era centro de grande número de estradas que se cruzavam: a da Ribeira do Pajeú, à margem do São Francisco, a do Cariri Novo, a do Piancó, e outras, tendo ainda a facilidade de água, e, sempre para um povo religioso, motivo de aproximação, tudo favoreceu naquele sítio à formação de um núcleo que se fez povoado e cresceu, gradativamente. Em 1838 foi criado o distrito. Em 1848, tendo por centro a sede do município das Flores, a que se subordinava o atual distrito da Serra Talhada, alastrou-se pelas terras de Pernambuco a chamada Revolução Praieira. Todavia, organizou-se no município reação contra os insurretos, que foram dominados. De tal fato decorreu o estabelecimento do município da Serra Talhada, sob a denominação de Vila Bela, em 1851.

Serra Talhada (PE). In: ENCICLOPÉDIA dos municípios brasileiros. Rio de Janeiro: IBGE, 1958. v. 18. p. 276-279. Disponível em: http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv27295_18.pdf. Acesso em: jan. 2016.