Logotipo Prefeitura Prefeitura

Informações de todas as prefeituras do Brasil

Você está aqui:

História da cidade de Vitória de Santo Antão

Brasão da cidade de Vitória de Santo AntãoNesta página, você vitoriense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Data de 1626 o início do povoamento local, quando o português Diogo Braga, natural da ilha de Santo Antão do Cabo Verde, estabeleceu-se com a família no local onde hoje está a cidade de Vitória de Santo Antão. Dedicando-se sobretudo à criação de gado, tornou-se a região um conjunto de fazendas criadoras. Diogo Braga, não só por ser Santo Antão o padroeiro de sua terra natal como pelo fato de ser o mesmo santo considerado patrono contra o furto do gado, fez erigir sob a sua invocação uma pequena capela. Em 1645, quando travou-se a célebre batalha das Tabocas, já o núcleo populacional era bastante desenvolvido. Inicialmente conhecido como cidade de Braga, com a morte do fundador passou a chamar-se Santo Antão da Mata, denominação que derivou não do santo invocado, mas da proximidade da mata de São João. Em 1712, o desenvolvimento local fez com que o diocesano Dom Manual Álvares da Costa atendesse ao pedido dos moradores, criando ali uma freguesia. Por provisão do mesmo ano, foi elevada à categoria de paróquia com a mesma invocação de Santo Antão. Em 1811 foi elevada à categoria de vila e, em 1843, a vila de Santo Antão foi elevada à categoria de cidade, tendo seu nome sido mudado para Vitória, em homenagem à vitória dos pernambucanos sobre os holandeses na batalha do monte das Tabocas. Em 27 de junho de 1880, por motivo de lutas partidárias e em vésperas de eleições municipais, foi a cidade teatro de grande hecatombe, resultando grande número de feridos e mortos, entre os quais o barão de Escada, Pedro Francisco d?Albuquerque e Sá e outros.

Fonte

VITÓRIA DE SANTO ANTÃO. In: ENCICLOPÉDIA dos municípios brasileiros. Rio de Janeiro: IBGE, 1958. v. 18, p. 315-319. Disponível em: http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv27295_18.pdf. Acesso em: mar. 2015.

Prefeituras - Todos os direitos reservados 2024