História da cidade de Dirceu Arcoverde

Brasão da cidade de Dirceu ArcoverdeNesta página, você arcoverdense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Dirceu Arcoverde Piauí - PI Histórico Embora o processo de formação do município só tenha iniciado ainda em 1880, sua instalação só ocorreu em 1940. No princípio o nome era Bom Jardim. Quando foi criado ganhou o nome do senador que faleceu no exercício do cargo. É um dos municípios mais quentes do Estado. No período seco, que dura até oito meses, a temperatura chega a 39ºC. A vegetação predominante é a Caatinga arbórea e arbustiva. A distância para Teresina é de 470 quilômetros e faz limite com os municípios de São Raimundo Nonato, São Lourenço do Piauí, Coronel José Dias, Fartura do Piauí e o estado da Bahia. No ano de 1962 foi emancipado o povoado Bom Jardim, onde teve Tidinho como prefeito nomeado até que as eleições se realizassem, mas em 1964 retomou à condição de povoado. Em 1982 ocorreram as primeiras eleições onde o candidato Olímpio Dias dos Passos foi eleito prefeito municipal e teve uma gestão de 6 anos (1982-1988), quando foi substituído por Hipólito Miguelino Braga. Gentílico: acoverdense Formação Administrativa Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Dirceu Arcoverde, pela lei estadual nº 3701, de 30-11-1979, desmembrado de São Raimundo Nonato. Sede no povoado de Bom Jardim. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-02-1983 . Em divisão territorial datada de 1-VII-1983, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

IBGE