História da cidade de Isaías Coelho

Brasão da cidade de Isaías CoelhoNesta página, você isaiense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Isaías Coelho Piauí - PI Histórico Próximo das Fazendas Nacionais, propriedades que o Governo Federal manteve nesta região, teve início uma feira freqüentada pelos moradores destas fazendas, que viviam isolados naquela área. A partir dessa feira nasceu o povoado. A história registrou o nome dos senhores João Antônio Pinheiro, Jacinto Ferreira Passos e Evêncio Pereira Rocha como os primeiros comerciantes da região . A igreja só veio em 1952 e junto com ela a luta para emancipar o povoado do município de Simplício Mendes. Mas, somente em 1964 ocorreu a emancipação, com o topônimo de Isaías Coelho Gentílico: isaiense Formação Administrativa Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Isaías Coelho, pela lei estadual nº 2549, de 09-12-1963, desmembrado de Simplício Mendes. Sede no atual distrito de Isaías Coelho ex-localidade. Constituído do distrito sede. Instalado em 19-04-1964 . Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

IBGE