História da cidade de Nossa Senhora dos Remédios

Brasão da cidade de Nossa Senhora dos RemédiosNesta página, você remediense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Nossa Senhora dos Remédios Piauí - PI Histórico O Município originou-se em três casas-grandes de fazenda - Peixão, Descuido e Morrinhos, de propriedade de Joaquim José do Rego, José Antônio Rodrigues e Florêncio da Rocha, respectivamente. Dedicavam-se à criação de gado e, também, à lavoura. Joaquim José do Rego, construiu uma capela perto de sua casa, mandando vir de Portugal a imagem de Nossa Senhora dos Remédios, escolhida padroeira da localidade que foi entronizada no altar. O povoado, que foi denominado Peixe, desenvolveu-se em torno do templo. Em 1960, foi organizado o movimento para a emancipação política, conseguida em 1961, quando foi alterado o nome para Nossa Senhora dos Remédios. Gentílico: remediense Formação Administrativa Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Nossa Senhora dos Remédios, pela lei estadual nº 2221, de 29-11-1961, desmembrado de Porto e Barras. Sede no atual distrito de Nossa Senhora dos Remédios ex-povoado do Peixe. Constituído do distrito sede. Instalado em 15-12-1961. Em divisão territorial datada de 11-XII-1963, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

IBGE