História da cidade de Redenção do Gurguéia

Brasão da cidade de Redenção do GurguéiaNesta página, você gurgueíno ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Redenção do Gurguéia Piauí - PI Histórico O povoado que deu origem ao município chamava-se Raposa e ali chegaram para morar os senhores Raimundo Nogueira, Vicente Tibório, Cosme Pereira e Paulino Pereira dos Santos que começaram na atividade agrícola. Não sabe a data em que tudo começou. Um pouco mais tarde teve início na região a exploração da pecuária. O registro oficial que se tem ata de 1930 quando foi erguida a primeira capela e em torno dela foi que realmente começou o povoamento de Redenção. A emancipação política só ocorreu em 1962, graças ao esforço dos senhores José Dário dos Santos e Joaquim Santos Paulino. Antes da emancipação, o povoado pertencia aos municípios de Bom Jesus e Monte Alegre do Piauí. Predomina na região a vegetação cerrado, cerradão e manchas de Caatinga. Os principais cursos d′água são o rio Gurguéia, rio Rangel, rio Paraim e inúmeras lagoas. Formação Administrativa Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Redenção do Gurguéia, pela Lei Estadual nº 2354, de 05-12-1962, desmembrado do município de Bom Jesus. Sede no atual distrito de Redenção do Gurguéia. Constituído do distrito sede. Instalado em 26-12-1962. Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

www.cnm.org.br