História da cidade de Santo Inácio do Piauí

Brasão da cidade de Santo Inácio do PiauíNesta página, você santinacense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Santo Inácio do Piauí Piauí - PI Histórico Os primeiros donos das terras de Santo Inácio foram os jesuítas. Ainda hoje existem marcas da presença dos religiosos naquela cidade, localizada em meia a caatinga. Entre elas a Casa Grande e o Banheiro dos Padres, (em um olho d′água). Havia ainda uma capela que foi destruída em 1945. Depois dos jesuítas o governo instalou ali uma fazenda nacional. Quando a fazenda foi fechada as terras passaram a pertencer ao Estado. Havia muitos carnaubais que passaram a ser explorados. Também no lugar havia extração da borracha da maniçoba. Aos poucos, exploradores de várias regiões começaram a instalar-se no lugar formando o povoado Brejo de Santo Inácio. Também foi instalado uma feira livre que logo ganhou fama. Daí em diante foi rápido o desenvolvimento do povoado. Sua emancipação, porém, só chegou em 1963. Formação Administrativa Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Santo Inácio do Piauí, pela Lei Estadual nº 2550, de 09-12-1963, desmembrado do município de Simplício Mendes. Sede no atual distrito de Santo Inácio do Piauí (ex-povoado de Santo Inácio). Constituído do distrito sede. Instalado em 30-04-1964. Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

www.cnm.org.br