História da cidade de Altamira do Paraná

Brasão da cidade de Altamira do ParanáNesta página, você altamirense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

ALTAMIRA DO PARANÁ Etimologia - Altamira - Topônimo português e paraense. É palavra formada pelos termos 'Alta' e 'mira'. O termo 'Alta' é feminino substantivado do adjetivo 'alto', que provém do latim 'altus', designando a parte mais elevada de um ponto, região ou cidade, excelso . O termo 'mira' origina-se do latim 'mirare', que significa cravar a vista em, fitar os olhos em, divisar, alcançar, enxergar. do - Contração da preposição 'de' (posse), com o artigo masculino 'o'. Paraná - Origina-se do guarani 'Pa'ra', (Pará)...mar + 'nã (anã)'...semelhante: semelhante ao mar, rio grande igual ao mar, parente do mar. (FF, AN). Segundo Gonçalves Dias, o termo vem do tupi, 'pará-nã', significando rio veloz. Origem Histórica - A região que abrange o território do município de Altamira do Paraná era um grande vazio demográfico ocupado esparsamente por famílias que se dedicavam ao extrativismo vegetal, primeiramente a erva-mate, depois a madeira. Formou-se então uma pequena povoação, no interior do imenso município de Guarapuava. Em 1943, com a criação do município de Pitanga, o núcleo passou a ter nova sede administrativa, pertencendo à jurisdição do município recém criado. Através da Lei Estadual º 4.784, de 20 de novembro de 1963, o povoado de Altamira foi elevado à categoria de distrito administrativo, integrando o município de Palmital. Em 27 de abril de 1982, pela Lei Estadual º 7.571, sancionada pelo governador Ney Braga, foi criado o município de Altamira do Paraná, instalado em 1º de fevereiro de 1983. A denominação Altamira foi dada por consenso da diretoria da Companhia de Colonização e Desenvolvimento -CODAL, numa homenagem à cidade de Altamira do Estado do Pará, em 1962. A CODAL adquiriu área de terras e procedeu ao levantamento topográfico da região já parcialmente habitada, cortou e mediu o sítio urbano em lotes e os colocou à venda, procedendo da mesma forma com a zona rural, aproveitando-se da febre colonizadora que assolava o Paraná no começo dos anos sessenta, do século XX. Município com características econômicas baseada na agropecuária destacando-se a pecuária de corte e leite e, principalmente, a cultura do algodão entre outras.