História da cidade de Cafelândia

Brasão da cidade de CafelândiaNesta página, você cafelandense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Segundo a tradição, os primeiros moradores que chegaram a essa região acharam um caixão na beira do rio (hoje, córrego Cafelândia), atirado pelos paraguaios que na época ocupavam a região. Assim chamaram esta localidade de Caixão. Este foi o primeiro nome da cidade, com o 1º Padroeiro, Santo Antônio. Mais tarde, a localidade e a capela foram batizadas de Consolata. Assim, antes dos primeiros colonizadores, habitavam a região safristas que se dedicavam ao extrativismo de erva mate, paraguaios e argentinos que comercializavam com os habitantes do local. A década de 1950 registra um grande fluxo de imigrantes gaúchos, catarinenses, paulistas, etc. que chegaram para povoar o lugar, movidos pelo sonho da época, o café. As grandes plantações de café fizeram com que os moradores do local achassem melhor colocar o nome da cidade de Cafelândia. Assim, o povoado recebeu três nomes: Caixão, Consolata e Cafelândia.

Cafelândia (PR). Prefeitura Municipal. Disponível em: http://cafelandia.pr.gov.br/index.php?sessao=b054603368ncb0&id=39. Acesso em: jun. 2017.