História da cidade de Paranavaí

Brasão da cidade de ParanavaíNesta página, você paranavaiense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Entre as mais jovens regiões do Estado do Paraná a serem povoadas e colonizadas, como decorrência do ciclo do café, está a imensa zona situada a noroeste, na bacia dos rios Paraná e Paranapanema, nos lindes do Paraná com o Estado de Mato Grosso. Foi ali que, ainda no início do século XVI, espanhóis e portugueses fizeram as suas primeiras penetrações, quase ao mesmo tempo, desencadeando as primeiras lutas pela posse efetiva da terra. Assim, o descobrimento, o desbravamento e o povoamento das terras que hoje constituem o Estado do Paraná foram obra de castelhanos, portugueses e bandeirantes paulistas que, a partir de 1501, começaram a fazer suas primeiras 'entradas' através do sertão guairenho, trilhando os caminhos fluviais e as 'picadas' íngremes do sertão agreste ignoto e bravio. Data do início dessas penetrações a abertura dos primitivos caminhos através do sertão e conhecidos pelas denominações de Caminho de Peabiru ou de São Tomé, Caminho Terrestre do Cubatão, Caminho Fluvial do Cubatão, de ltupava e do Arraial e de Sorocaba a Viamão, por onde transitaram, no século XVI, personalidades ilustres, numerosas pessoas e expedições as mais diversas. Foi exatamente nas terras que hoje constituem a prodigiosa região do Norte do Paraná que o rei de Espanha, tendo em vista as disposições do Tratado de Tordesilhas, mandou aos seus súbditos que promovessem a invasão do território brasileiro, iniciando ali a formação de aldeamento de índios selvagens, a fundação de povoados e a catequese e civilização dos povos autóctones que, até aquela época, eram os únicos donatários da terra.

Paranavaí (PR). In: ENCICLOPÉDIA dos municípios brasileiros. Rio de Janeiro: IBGE, 1959. v. 31. p. 376-381. Disponível em: http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv27295_31.pdf. Acesso em: ago. 2015.