História da cidade de Piraí do Sul

Brasão da cidade de Piraí do SulNesta página, você piraiense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

PIRAÍ DO SUL Etimologia. Piraí Origina-se do tupi 'pira'... peixe + 'y (ü)'... água, rio: rio do peixe. do Contração da preposição ?de? (posse), com o artigo masculino ?o?. Sul Vem do anglo-saxônico ?suth?, através do francês ?sud?, significando ponto cardeal que se opõe ao norte, designando ainda região situada ao sul. O povoamento da localidade onde hoje se encontra o Município de Piraí do Sul foi iniciado em princípios no século XVII, numa gleba de propriedade do Padre Lucas Rodrigues França. A fazenda de propriedade do Padre Lucas Rodrigues França se localizava no vale do Rio Piraí. O primitivo nome da localidade foi o de Bairro da lança, tirado de uma das primeiras famílias que habitavam o lugar. Nos meados do século XIX, os moradores do Bairro da lança erigiram a capela do Senhor Menino Deus; e, em torno do novo templo, se foram erguendo vivendas, que formaram a povoação da Lança. Dentre os primitivos habitantes da localidade, destacam-se João Lança, Joaquim Guerreiro, Joaquim Bueno do Amaral, Alfredo Moreira, Mariano Casimiro, Avelino Marcondes, Joaquim Rolim, Francisco Carrano, Francisco Gioff, Joaquim Gabriel, Júlio Moreira e Balduíno José Teixeira. Em 1872 foi criado a Freguesia de Pirahy, sob a invocação do Senhor Menino Deus e, em 1881, foi elevado à categoria de vila. Pelo Decreto Lei nº 199, de 30 de dezembro de 1943, que fixa a Divisão Administrativa e Judiciária do Estado do Paraná, considera Piraí na categoria de município e altera-lhe o nome para Piraí-Mirim. Pela Lei Estadual nº 2, de 11 de outubro de 1947, foi modificada a denominação para Piraí do Sul. Gentílico: piraiense Formação Administrativa Freguesia criada com a denominação de Piraí, pela lei provincial n.º 329, de 12-04­-1872, subordinado ao município de Castro. Elevado à categoria de vila com a denominação de Piraí, por lei provincial n.º 631, de 05-03-1881, Pirai foi tranformado em município, com território desmembrado de Castro. Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito é constituído do distrito sede. Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, o município é constituído do distrito sede. Pelo decreto-lei estadual n.º 199, de 30-12-1943, o município e o distrito de Piraí passaram a denominar-se Piraí-Mirim. Pela lei estadual n.º 2, de 11-10-1947, o município de Piraí-Mirim passou a denominar-se Piraí do Sul. Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 14-V-2001. Alterações Toponímicas Municipais: Piraí para Piraí-Mirim alterado, pelo decreto-lei estadual n.º 199, de 30-12-1943. Piraí-Mirim para Piraí do Sul alterado, pela lei estadual n.º 2, de 11-10-1947.

PREFEITURA MUNICIPAL DE PIRAÍ DO SUL; IBGE