História da cidade de Prado Ferreira

Brasão da cidade de Prado FerreiraNesta página, você prado ferreirense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Prado Ferreira Paraná - PR Histórico A denominação do Município de Prado Ferreira foi adotada em comum acordo pelos moradores das vilas Prado e Ferreira, núcleos habitacionais que originaram o então povoado, para que a denominação que cada um desses núcleos teimava em fazer prevalecer, não continuasse a ser motivo de divergência entre a população e satisfizesse, assim, ambas as correntes. O nome Prado Ferreira originou-se dos colonizadores, mais tarde imobiliárias Prado e Ferreira, pertencentes, respectivamente, às famílias Almeida Prado e Ferreira Guimarães. Entre os anos de 1943 e 1944, iniciou-se a formação do povoado que veio tornar-se o Município de Prado Ferreira. A fertilidade das terras atraiu grande número de homens de negócios que vinham em busca de riquezas advindas da agricultura, comércio e setor imobiliário. A economia do município baseou-se na cafeicultura até os anos de 1970, e a partir desta data, devido as fortes geadas, foi substituída pelas lavouras de soja, milho, cana-de-açúcar e trigo; posteriormente, passaram a compor a economia do município, a pecuária e a avicultura. Devido a mecanização das lavouras a população vive em sua maioria na zona urbana de onde se deslocam para o trabalho rural e onde estão sendo instaladas, algumas já em franca atividade, indústrias de transformação. Gentílico: Formação Administrativa A Lei nº 3.527 de janeiro de 1958, criou o Distrito de Prado Ferreira pertencendo ao Município de Florestópolis, e a partir de julho de 1960 quando Miraselva desmembrou-se de Florestópolis por força da Lei nº 4.245 da mesma data, passou a constituir Distrito de Miraselva. O Município de Prado Ferreira foi criado pela Lei Estadual nº 9.386 de 28 de setembro de 1990, referendado pelo plebiscito realizado em 10 de dezembro de 1995 e ratificado pela Lei Estadual nº 11.267 de 21 de dezembro de 1995.

Prefeitura Municipal de Prado Ferreira (PR); IBGE