História da cidade de Quatiguá

Brasão da cidade de QuatiguáNesta página, você quatiguaense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Os primeiros habitantes do município de Quatiguá procediam de Minas Gerais e São Paulo. No início do povoamento, a localidade pertencia à comarca de São José da Boa Vista e era conhecida pelas denominações de Chapada e Jaboticabal. Em 1903, chegou ali o sertanista João Ferreira de Paiva, fundador da cidade, iniciando o desbravamento da região e construindo a primeira casa no local. Acompanhando o gesto de Ferreira de Paiva, estabeleceram-se no povoado então nascente os seguintes pioneiros: Lucas Santos de Camargo, H. Pereira, Joaquim Luciano, Joaquim Ferreira de Carvalho, João Marques da Silveira e José da Rocha Fiúza, acompanhados das respectivas famílias. Esse grupo deu início ao desbravamento da floresta para o plantio do café e de cereais próprios da região. A denominação de ?Quatiguá? é corrutela da palavra Catinguá, nome de um vegetal encontrado na região, cuja casca serve para tingir tecidos.

Quatiguá (PR). Prefeitura. [200?].