História da cidade de Rio Branco do Ivaí

Brasão da cidade de Rio Branco do IvaíNesta página, você riobranquense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

A ocupação do território que hoje constitui o município de Rio Branco do Ivaí vem do começo do século XX. Os primeiros a movimentarem a região foram os safristas, via Reserva e Cândido de Abreu. Depois vieram os madeireiros, que conseguiram dizimar extensas florestas de araucárias. Fez história no lugar o sr. José Ruivo, desbravador das terras da antiga Leão Júnior. Um dos primeiros comerciantes foi Antônio Siknel. A área onde está assentado o sítio urbano pertencia a Ari Borba Carneiro, antigo comprador de suínos da região. O loteamento da localidade foi realizado por Leônidas Borba Carneiro, filho do pioneiro Ari Carneiro. O nome da cidade é referência ao rio Branco, que nas proximidades do sítio urbano oferece bela queda d´água, atualmente chamada de Véu de Noiva. O termo 'do Ivaí', de origem geográfica, foi acrescentado para diferenciá-lo de município homônimo.

Rio Branco do Ivaí (PR). Disponível em: http://www.riobrancodoivai.pr.gov.br/novo_site/index.php?nivel=1&exibir=secoes&ID=1. Acesso em: jul. 2017.