História da cidade de São Pedro do Iguaçu

Brasão da cidade de São Pedro do IguaçuNesta página, você São pedrense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

São Pedro do Iguaçu Paraná - PR Histórico O início do povoamento de São Pedro do Iguaçu ocorreu em 1963, quando foram derrubadas 1452 hectares para construção do povoado. Região formada praticamente por mata virgem e com riqueza adafológica natural, e hidrografia exuberante. Não foram nada pacífico os primórdios de São Pedro. Conflitos de terra muito sérios, com abundante derramamento de sangue dos pioneiros. A população formada inicialmente pelos mineiros e nordestino que fundaram o distrito, a população são-pedrense ainda hoje é formada por grupos étnicos de brasileiros vindos das regiões central e nordeste, existindo vestígios do grupo teuto germânico e do italiano, oriundos do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. A economia do município, durante a primeira década, foi caracterizado pelo ciclo econômico da madeira, onde teve significância a extração do palmito. O nome do município foi dado por um senhor chamado Donato, que construiu a primeira casa da vila no dia 29 de junho de 1963, deu ao local o nome do santo do dia: São Pedro. Na ocasião da emancipação política de São Pedro, surgiram três nomes: São Pedro do Oeste, São Pedro do Paraná e São Pedro do Iguaçu, sendo que este último foi escolhido pela maioria da população. O município de São Pedro do Iguaçu teve na agropecuária, o mitivo principal da vinda dos primeiros colonizadores, e ainda hoje, tem neste setor, a base de sua economia. Formação Administrativa Distrito criado com a denominação de São Pedro, pela lei estadual n.º 581, de 23-10-1970 consolidado pela lei estadual n.º 7211, de 17-10-1979, subordinado ao município de Toledo. Em divisão territorial datada de 1-VII-1983, o distrito de São Pedro, figura no município de Toledo. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1988. Elevado à categoria de município com a denominação de São Pedro do Iguaçu, pela lei estadual n.º 9336, de 16-07-1990, desmembrado do município de Toledo. Sede no atual distrito de São Pedro do Iguaçu (ex-São Pedro. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-993. Em divisão territorial datada e 1993, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007. Alteração toponímica distrital São Pedro para São Pedro do Iguaçu, alterado pela lei estadual n.º 9336, de 16-07-1990.