História da cidade de Ubiratã

Brasão da cidade de UbiratãNesta página, você ubiratense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Antes da chegada dos europeus, esta região era habitada por índios das tribos Caingangues, nação dos Gês ou Tapuias, às margens do Rio Carajá, e pelas Guaianases, às margens do Rio Tricolor. Ubiratã foi colonizada pela Sociedade Imobiliária Noroeste do Paraná Ltda. ? Sinop, no ano de 1954, após ter comprado do governo do estado estas terras da então chamada Gleba Rio Verde. Os diretores da colonizadora, Ênio Pipino e João Pedro Moreira de Carvalho, vieram de Iporã com uma equipe de engenharia e topografia com os profissionais Ulrich, E. Grabert, Vicente Alexandrino, Samoel Roland e Wilder Bordin. Em plena mata virgem, com ajuda de mais de 200 homens contratados pela colonizadora, construíram um acampamento e um campo de pouso. O primeiro aparelho a pousar foi um teco-teco conduzido pelo piloto conhecido como ?Zé da Pua?, que trazia o Sr. João Pedro Moreira de Carvalho. Para atender às necessidades das pessoas que aqui chegaram para desbravar a região, foram construídos um escritório, um hotel, uma escola e uma capela, atual Igreja Matriz de Santo Antônio. O topônimo Ubiratã é de origem tupi-guarani e significa madeira dura. Foi escolhido devido à exuberância de suas matas ricas em espécies como peroba, jacarandá, cedro.

Ubiratã (PR). Prefeitura. Disponível em: http://ubirata.pr.gov.br/index.php?sessao=b054603368ncb0. Acesso em: maio 2017.