História da cidade de Miracema

Brasão da cidade de MiracemaNesta página, você miracemense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

A colonização do território do Município de Miracema é atribuída aos esforços de Ermelinda Rodrigues Pereira. Na primeira metade do século XIX, no local onde atualmente existe a praça que tem seu nome, ela construiu uma capela dedicada ao culto de Santo Antônio. Doou, também, alqueires de terras para a construção da futura freguesia de Santo Antônio, mais tarde renomeada como Santo Antônio dos Brotos. Em 1883, a freguesia de Santo Antônio dos Brotos tem sua denominação mudada para Miracema. No século XIX, o local viveu um avanço progressista, tornando-se uma importante zona protetora de café, algodão e cana-de-açúcar, com indústria e comércio prósperos. Devido ao seu crescente progresso, Miracema foi elevada à categoria de município em 1935.

Miracema (RJ). Prefeitura. [2017].