História da cidade de Queimados

Brasão da cidade de QueimadosNesta página, você queimadense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Há três versões mais prováveis para o nome 'Queimados'. A primeira diz que, quando o imperador Dom Pedro I passou por aquela região, por ocasião da inauguração da estação de trem, viu uma grande queimada que estava sendo feita dos laranjais nos morros e chamou o lugar de 'Morro dos Queimados'. A segunda versão diz que o nome é referente aos corpos de leprosos queimados, aos montes, que morriam em um leprosário que ali existia, onde hoje fica a Estrada do Lazareto, uma das principais vias do município. Há ainda uma terceira versão, que afirma que o nome da cidade provém dos escravos fugidos das fazendas, que eram mortos e tinham seus corpos queimados pelos seus senhores.

Queimados (RJ). Prefeitura. 2015. Disponível em: http://www.queimados.rj.gov.br. Acesso em: jan. 2015.