História da cidade de Coronel João Pessoa

Brasão da cidade de Coronel João PessoaNesta página, você pessoense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Desmembrado do município de São Miguel, coronel João Pessoa teve sua origem na metade do século XVIII, com o nome de Baixio de Nazaré, situado sobre a serra do Camará ou São Miguel, à margem esquerda do rio São Gonçalo. Zona agrícola, foi povoado por posseiros vindos do Ceará, através da Chapada do Apodi. O incentivador da região, João Pessoa de Albuquerque, nascido em São Miguel, coronel da guarda nacional, era chefe político local, agricultor e negociante. Foi presidente da Intendência de 1911 a 1913. Deputado Constituintes de 1915 a 1926, bem assim em outras legislaturas. O topônimo é em sua homenagem.

CASCUDO, Luís da Câmara. Nomes da terra: história, geografia e toponímia do Rio Grande do Norte. Natal: Fundação José Augusto, 1968. p. 174-175.