História da cidade de Grossos

Brasão da cidade de GrossosNesta página, você grossense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Grossos Rio Grande do Norte - RN Histórico Os primeiros habitantes da região, onde hoje se localiza a cidade de Grossos foram os familiares da família FELIX. As primeiras entradas em terras do município de Grossos, ocorreram por volta do ano de 1770, inicialmente a população que vivia ali, praticava a pesca e a agricultura. Também as salinas já começaram a ser explorada. Em 1770, por influência do Sargento-Mor Antônio de Souza Machado, natural de Braga Portugal, criou-se um povoado denominado ilha do Capim Grosso município de Aracati - Ce. A lei de nº 1025 de 11 de dezembro de 1953, da Assembléia do Estado do Rio Grande do Norte passa à categoria de cidade a vila de Grossos, desmembrando-a do município de Areia Branca - RN. Gentílico: grossense Formação Administrativa Distrito criado com a denominação de Grossos, pelo decreto estadual nº 603, de 31-10-1938, e anexado ao município de Areia Branca. No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito de Grossos, figura no município de Areia Branca. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1950. Elevado à categoria de município com a denominação de Grossos, pela lei estadual nº 1025, de 11-12-1953, desmembrado de Areia Branca. Sede no antigo distrito de Grossos. Constituído de 2 distritos: Grossos e Tibau, ambos desmembrado de Areia Branca. Instalado em 01-01-1954. Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído e 2 distritos: Grossos e Tibau. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 17-I-1991. Pela lei estadual n.º 6840, de 21-12-1995, desmembra do município de Grossos o distrito de Tibau. Elevado à categoria de município. Em divisão territorial datada de 2003, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

IBGE