História da cidade de Lagoa d'Anta

Brasão da cidade de Lagoa d'AntaNesta página, você lagoa-dantense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Lagoa d?Anta Rio Grande do Norte - RN Histórico A SESMARIA localizada perto da Lagoa D? Anta, existente nas proximidades do rio Jacu, foi adquirida por João Bernardo da Silva. Suas terras haviam pertencido ao Padre David Muniz Gomes. A Lagoa tomou o topônimo legitimamente português D?Anta, ?denominação? de velhas famílias de bom sangue?, talvez de ignorado posseiro inicial, que acabou perdendo o apóstrofo, originando danta ou dantas, divulgado por todo Brasil. O povoamento da região, que teve início nos fins do século XVIII, foi motivado pela implantação das fazendas de gado, em torno das lagoas ali existentes. Entretanto, somente a partir de 1920, com a construção de estradas interligando o município de Nova Cruz, ao qual pertencia, com as pequenas povoações é que o povoado de Lagoa D?Anta iniciou o seu progresso econômico, época em que foram surgindo as primeiras edificações como a capela, a escola até se tornar município de 1962. Gentílico: lagoa-dantense Formação Administrativa Elevado á categoria de município com a denominação de Lagoa d´Anta, pela lei estadual nº 2788, de 11-05-1962, desmembrado de município de Nova Cruz, sede no atual distrito de Lagoa d´Anta. Constituído do distrito sede. Instalado em, 30-03-1963. Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

IBGE