História da cidade de Montanhas

Brasão da cidade de MontanhasNesta página, você montanhense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Montanhas Rio Grande do Norte - RN Histórico O MUNICÍPIO de Montanhas teve sua origem no lugar chamado Lagoa das Queimadas, situado às margens do rio Curimataú, cuja a sesmaria foi dada ao Padre José Vieira Afonso. Ainda no século XIX passou a chamar-se Lagoa de Montanhas, em virtude de situar-se entre montanhas que lhe proporcionam um clima ameno e aprazível, razão por que o poeta Cícero Moura sugeriu chama-la ?Suiça do Agreste?. O desenvolvimento econômico foi proporcionado pelo plantio de cereais em suas terras férteis, e pela ligação à Capital do Estado, pela estrada de ferro, desde 1882. Gentílico: montanhense Formação Administrativa Distrito criado com a denominação de Montanhas, pelo decreto estadual nº 603, de 31-10-1938, subordinado ao município de Pedro Velho. Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito Montanhas, figura no município de Pedro Velho. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 31-XII-1963. Elevado à categoria de município com a denominação de Montanhas, pelo decreto estadual nº 2727, de 08-01-1962, desmembrado de Pedro Velho. Constituído do distrito sede. Instalado em 02-031962. Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

IBGE