História da cidade de Parazinho

Brasão da cidade de ParazinhoNesta página, você parazinhense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Parazinho Rio Grande do Norte - RN Histórico O povoado nasceu numa simples fazenda de gado edificada em terreno seco e com difícil acesso à água, porém localizado numa área de grande produção algodoeira, núcleo de convergência das safras da Serra Verde. Com a alta produção do algodão na região que tinha à frente o dinâmico líder João Severiano da Câmara, o território começava a crescer com o grande número de pessoas que lá chagavam e que transformaram o povoado num acampamento mercantilista, centro de negócios e escritório comercial, lugar que recebia e expedia o algodão para a sede do município. No ano de 1930, o povoado de Parazinho já contava com a infra-estrutura de poço tubular, capela, escola e mais de 500 habitantes. O comércio se tornara mais intenso e já contava com armazéns, lojas e a realização de concorridas feiras. Em 8 de maio de 1962, através da Lei nº 2.753, Parazinho desmembrou-se de Baixa Verde (hoje João Câmara), e tornou-se município. Gentílico: parazinhense Formação Administrativa Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Parazinho ex-povoado, pela lei estadual nº 2753, de 08-05-1962, desmembrado de João Câmara ex-Baixa Verde. Sede no atual distrito de Parazinho ex-povoado. Constituído do distrito sede. Instalado em 12-071962. Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

IBGE