História da cidade de Taboleiro Grande

Brasão da cidade de Taboleiro GrandeNesta página, você taboleirense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Taboleiro Grande Rio Grande do Norte - RN Histórico Foi na região onde hoje está localizado o município de Taboleiro Grande, na chamada ribeira do Apodi, que teve início uma povoação, na metade do século XVIII. Era uma época em que se vivia com a presença indígena e a implantação de fazendas para criação de gado. Ao receber a concessão das terras da Data dos Morros, no ano de 1733, o Sargento-Mor Bento Fernandes Lima deu início a um povoamento que mais tarde chamou-se Taboleiro Grande. Logo depois essas terras foram unificadas, transformando-se numa grande propriedade voltada para as atividades pastoris. O povoado teve crescimento lento e sua atuação econômica se limitava a presença de fazendas de criação de gado. O povoado demorou muito a conquistar sua emancipação política e foi no dia 26 de dezembro de 1963, através da Lei nº 3.020 que Taboleiro Grande desmembrou-se de Rodolfo Fernandes e tornou-se um município Potiguar. Gentílico: taboleirense Formação Administrativa Elevado à categoria de município com a denominação de Taboleiro Grande, pela lei estadual nº 3020, de 26-12-1963, desmembrado do município de Rodolfo Fernandes. Sede no atual distrito de Taboleiro Grande. Constituído distrito sede. Instalada em 01-01-1964. Em divisão territorial datada de 2003, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

IBGE