História da cidade de Colorado do Oeste

Brasão da cidade de Colorado do OesteNesta página, você coloradense ficará conhecendo um pouco mais da história da sua cidade. Leia com atenção.

Município situado ao Sul de Rondônia teve sua origem, em 1973, quando trinta e seis colonos, atraídos pela terra fértil e convidativa para exploração agrícola, se fixaram na região do rio Colorado. O solo vermelho, com florestas exuberantes, que apresentava plantas indicativas de terra fértil, também, despertou interesse de grupos, tais como: Terra Rica S.A., Oscar Martinez e João Arantes do Nascimento, que se instalaram visando à posse dessas terras com a implantação de agropecuária. Nesta fase, inicia-se a disputa pela terra entre o grupo Terra Rica e colonos pioneiros. Nos anos de 1973 e 1974, os colonos pressionados pelo poderio desse grupo organizaram-se, através de abaixo-assinado, e reivindicaram do Coordenador Regional do INCRA, Capitão Silvio Gonçalves de Farias, a posse da terra. O INCRA sensibilizado, diligenciou vistorias, constatando, então, a existência de uma área altamente agricultável e devoluta. Uma vez que foi constatado que tais grupos não tinham documentos das áreas em litígio, possibilitou, dessa forma, a implantação de um Projeto Integrado de Colonização, culminando a Portaria n.º 1.480, de 04 de outubro de 1973, que criou o Projeto Integrado de Colonização Paulo de Assis Ribeiro. O nome dado à cidade e ao município foi em homenagem ao rio Colorado, no vale do qual ficam suas bases geográficas.

Confederação Nacional de Municípios http://www.cnm.org.br